domingo, 28 de março de 2010

Café com Manutenção e Prestação de Serviços

Prezados leitores do Espaço Empresarial e do Espaço Gestão de Manutenção,

Estamos iniciando uma nova fase no Espaço Empresarial com uma postagem semanal da coluna Café com cada grupo gestor. Já existe no Espaço a Coluna Café com ERP extremamente bem coordenada e escrita pelo Mauro Oliveira. Cabe a mim agora iniciar essa nova fase na nossa comunidade. Esperamos contar com o apoio de todos, seus comentários, suas sugestões e principalmente críticas. Somente com a avaliação e comentários de vocês é que podemos conseguir o processo de melhoria contínua da qualidade dos nossos textos e artigos.

O Espaço Manutenção e Prestação de Serviços visa apresentar e colocar em debate os diversos temas da Função Manutenção tais como o Planejamento, Organização, Controle, Execução de serviços, Engenharia de Manutenção, Suprimentos e todas as atividades inerentes a realização de serviços de manutenção em empresas, seja pelas equipes das próprias empresas assim como os Prestadores de Serviço. Incluídas as empresas especializadas na realização de serviços de manutentenção e assistência técnica diverssa.

Escolhi para início desse tema algumas definições importantes baseadas na Norma ABNT NBR 5462 de Novembro/1994 - Confiabilidade e Manutenabilidade. Essa norma tem como finalidade definir as relações entre falhas, defeitos e panes assim como padronizar todas as definições associadas a Função Manutenção. Achamos importantes essas definições para entender bem e de forma didática tudo que será abordado nesse espaço e nivelar o conhecimento dos leitores.

Definições estabelecidas pela NBR 5462:
Item:
"Qualquer Parte, Componente, Dispositivo, Subsistema, Unidade Funcional, Equipamento ou Sistema que possa ser considerado individualmente. "

Função Manutenção
"Combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
Nota: A manutenção pode incluir a modificação de um item."

Definição de Defeito:
"Qualquer desvio das características de um item em relação a seus requisitos."

Interpretação e exemplo: Qualquer alteração das condições do item que não impede o desempenho da sua função, mesmo que parcialmente. Por exemplo: Aquecimento que não interfere na capacidade do item, vibração que também não interfere na capacidade do item de desempenhar sua função.

Definição de Falha:
"Término de um item desempenhar sua capacidade requerida."

Interpretação e exemplo: Qualquer ocorrência que impede parcial ou totalmente o item de desempenhar sua função a que foi destinado. Por exemplo:
Perda parcial da função: Uma bomba foi escolhida para a função requerida de bombear 200 litros por hora de um determindado produto e assim garantir uma capacidade de produção de determinada fábrica. Se ela está bombeando 180 litros por hora estará apresentando uma falha funcional.
Perda total: Quebrou o eixo da bomba parando de bombear. Com certeza esse item apresenta uma falha funcional.

Causa de Falha:
"Circunstâncias relativas ao projeto, fabricação ou uso que conduzem a falha."

Tipos de serviços de Manutenção:
A função manutenção na definição de execução de serviços pode ser dividida em:

Serviços Sistemáticos:
Aqueles serviços que são realizados periodicamente e sistematicamente, com o intuito de evitar a ocorrência de falhas. Normlmente tentam descobrir defeitos que podem se transformar em falhas.

Esses serviços podem ainda ser divididos em:
  • Manutenção Preventiva, que se realiza para prevenir a ocorrência de uma falha;
  • Manutenção Preditiva, que se realiza através de medição de parâmetros para determinar a época de ocorrência de uma falha e com isso realizar a manutenção preventiva antes que ocorra a falha;
  • Manutenções de Rotina, tais como inspeções, lubrificação etc., que estão incluídas na manutenção do tipo de prevenção para evitar a ocorrência de falhas;

Serviços Não-Sistemáticos:

Como o nome indica são aqueles serviços que não são realizados sistematicamente

Esses serviços podem ainda ser definidos em:

  • Manutenção Corretiva, que se destinam a corrigir as falhas. Ou seja, a Manutenção Corretiva sempre ocorre quando existem falhas;
  • Modificações de Manutenção, que se destinam a modificar um item para diminuir as possibilidades de defeitos e falhas. Nessa identificação estão as melhorias oriundas de estudos de Engenharia de Manutenção.
  • Projetos, Obras e Construções e Montagens en geral.
Esperamos que todos tenham entendido essas primeiras definições que permitirão o entendimento de várias condições, análises e principalmente orientações para toda a comunidade que se interessa pelo estudo fascinante dessa função Manutenção, pouco entendida por todos.

Qualquer dúvida e acréscimo de informações, façam os comentários desse artigo, mantenham contato comigo através do e-mail dantas@wrcengenharia.com.br ou pelos telefones (21) 3271 9659 e (21) 8104 1906.

O Espaço Gestão da Manutenção é patrocinado pela WRC Engenharia

A WRC Engenharia é especializada em Engenharia de Manutenção, prestando serviços na área de auditoria, consultoria, treinamentos, fornecimento e implementação do Software de Gerenciamento de Serviços e Manutenção (SGS). Consulte o site http://www.wrcengenharia.com.br/ para outras informações.

Realizamos para essa área de Manutenção treinamentos presenciais gratuitos mensalmente no Rio de Janeiro, constando dentre outros,:
  • Planejamento e Controle de Manutenção (PCM);
  • Indicadores e relatórios Gerenciais de Manutenção e Prestação de Serviços;
  • Gestão de Orçamentos e Custos;
  • Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC ou RCM);
  • gestão de Manutenção e Prestação de Serviços.

Um grande abraço para todos e até a próxima segunda-feira, com uma nova postagem relacionada a Manutenção e Prestação de Serviços. Abordaremos a questão sobre a melhor forma de controle e administração na Prestação de Serviços, seja de manutenção ou outros tipos de prestação de serviços. Até lá!


quarta-feira, 3 de março de 2010

Medição de Improdutividade pelo Método de Observações Instantâneas

O artigo reproduzido abaixo pode ser lido com mais detalhes em http://www.webartigos.com/

Procure pelo título ou então pelo autor: William Dantas

Pode buscar também pelo Google com o título. Esse artigo foi editado na Revista Manutenção Y Qualidade

Mas segue a reprodução do texto. As figuras e formulários vejam no artigo publicado na Internet.

Uma das melhores formas de medir a improdutividade de pessoal realizando serviços é através de medições de observações instantâneas de sua equipe, através de observadores, conforme detalhamos a seguir.

Definições básicas:
Serão adotadas as seguintes definições para classificação das atividades de manutenção, utilizando-se o formulário de anotações
a) Categoria TRABALHO:

TRABALHO: Utilização real das mãos ou do corpo na execução de algo produtivo.

AJUDA: Auxílio secundário na execução de trabalho.

AGUARDAR: Estar junto ao serviço em execução e pronto para iniciar ou continuar o serviço/trabalho. Ou seja, na eminência de iniciar o serviço.

b) Categoria ATRASO:

ANDANDO: Movimentando-se entre 2 pontos:
Exemplos:
- Andando para o local ou do local;
- Andando para apanhar ferramentas;
- Andando para apanhar materiais;
- Andando para obter Permissões de Trabalho;

ESPERA: Colaborador parado devido a falta ou necessidade de:
- Ferramentas;
- Materiais;
- Liberação de serviço;
- Instrução da supervisão;
- Equipamento de trabalho;
- Outro colaborador.

GERAIS: Improdutividade devido a:
- Antecipação de saída;
- Retardamento da entrada;
- Inatividade ou inércia;
- Necessidades pessoais;

OUTROS: Improdutividade devido a:
- Reunião;
- Falta de EPI;
- Ferramenta inadequada.

Método:
Utilizaremos o método de amostragem de trabalho por observações instantâneas.
Esse método, essencialmente probabilístico, baseia-se na distribuição de atividades produtivas e improdutivas constatadas através de observações instantâneas, feitas em locais de trabalho aleatoriamente escolhidos.

A confiabilidade do método é função da quantidade de observações e de perfeita caracterização das atividades produtivas e improdutivas.

A evolução dos fatores de improdutividade será feita mediante o estabelecimento de um padrão de referência (avaliação de referência) para comparações sucessivas mediante avaliações periódicas.

Critérios de observações:
Visando manter as características probabilísticas os seguintes critérios deverão utilizados:

a) As amostragens deverão ser feitas em horários aleatórios, considerando-se o período de amostragem dentro do horário administrativo em vigor;

b) Não fazer observações à distância. Aguardar por proximidade do observado;

c) As rotas serão aleatórias e deverão abranger o maior número possível de observações.

d) Devem ser amostrados somente profissionais de execução (oficiais e ajudantes), excluindo gerencia, supervisão e líderes.

e) Não iniciar observações antes do ponto inicial da rota e dos horários estabelecidos;

f) Evitar hábitos repetitivos;

g) Não interromper a rota antes do ponto final e dos horários estabelecidos;

h) Não parar durante a rota de tal modo a fiscalizar locais;

i) Fazer observações visuais instantâneas. A primeira observação é a válida para a condição
TRABALHO ou ATRASO (improdutivo). Somente abordar para o caso de ATRASO, visando identificar o tipo de atraso;

j) Não observar o mesmo colaborador duas vezes na mesma amostragem, a não ser que o mesmo tenha mudado de atividade;

k) Não tomar qualquer ação objetivando modificar qualquer situação observada;

l) Em caso de dúvida sobre a atividade, solicitar esclarecimento ao observado. Não dissimular o propósito da avaliação de improdutividade. Todos os colaboradores deverão estar cientes do estudo e propósito da avaliação. Em nenhum momento anotar nomes ou matrículas de colaboradores observados, e deixar isso bem claro na reunião de início dos trabalhos, com ciência a todos os colaboradores;

m) A avaliação de improdutividade não deverá ser executada em semanas que hajam dias compensados, feriados, semana SIPAT e outras que podem descaracterizar a continuidade de serviço, visando não distorcer o resultado da avaliação.

Plano de Trabalho:

Quantidade mínima de observações.................. 1600
Quantidade de amostragens ................................100
Quantidade de observadores..................................20
Quantidade de amostragens por dia.......................20
Quantidade de rotas...............................................20
Freqüência de avaliações periódicas................... trimestral
Estabelecimento de rotas .................................. ver lay out da empresa
Estabelecimento de horários ...............................depende do horário da empresa. Mas o ideal é criar nos horários de início e fim um menor intervalo de medição (cada meia hora, por exemplo

Estimativa de nível de confiança:
Utilizado o valor de 95% de confiança dos resultados, ou seja, a probabilidade de que as observações ocasionais venham a representar os fatos é de 95%, e 5% correspondem a probabilidade de erro.

Admitindo a distribuição binomial temos:
_____________
X = V P x (1-P)
p -------------
N

Onde X = desvio padrão
p

P = percentagem de ocorrência (decimal)
N = número de observações
_________
Barns X = 2 x V P x (1 - P)
P --------------
N

Admitindo X = 2,5% e P= 50%¨, temos
P
___________
0,025 = 2 x V 0,5 x (1-0,5)
---------------
N,

Onde N = 1600 observações

Nota: Para X = 1,5% ---> N = 4440 e para X
P P = 1% --> N = 10.000

Assim admitindo-se 95% de confiabilidade e supondo P= 50%, precisamos efetuar 1.600 observações e o nível de precisões dos resultados será de mais ou menos (+-) de 25%, ou seja 47,5 menor ou igual à P e menor ou igual a 52,5

Apresentação de resultados:
Os resultados obtidos ao final de todas as amostragens devem ser apresentados graficamente, de tal modo a explicar as principais características da avaliação.

Os indicadores encontrados na avaliação referência serão consideram de padrão de comparação para todas as avaliações periódicas.

Os níveis de confiança devem ser calculados com base nos percentuais de improdutividade e quantidade de observações.com o nível de precisão calculado como:
__________
S = 2 x V Px(1-P)